Sobre a Revista

• Qualis Capes Quadriênio 2017-2020
  • Indexadores

Foco e Escopo

A Revista Expectativa publica pesquisas científicas nas áreas de Secretariado Executivo, Línguas/Comunicação e Gestão nas Organizações, buscando promover reflexões críticas acerca da construção do conhecimento nessas áreas, dentro de uma perspectiva interdisciplinar.

São aceitas submissões em língua portuguesa, espanhola, ou inglesa, que possuam relevância e rigor científico, advindos de pesquisadores nacionais e internacionais. A Revista Expectativa é um periódico científico aberto e de livre acesso livre. A Revista não cobra taxas de submissão, publicação, edição ou direitos de acesso. Fogem do foco do periódico os casos de ensino, revisão de literatura e resenhas.

O periódico busca se consolidar como veículo de referência em estudos da área secretarial.

Processo Editorial e Políticas de Submissão

A Comissão Editorial tem suas decisões e ações balizadas pelos princípios éticos que suportam as revistas científicas.

Processo editorial:

• os artigos submetidos são avaliados pela Comissão Editorial no que se refere a seu mérito científico e adequação aos requisitos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
  • Em seguida, os textos submetidos são encaminhados a pelo menos dois pareceristas em sistema de blind review.
  • A partir das avaliações dos pareceristas, a Comissão Editorial pode decidir editar ou não os artigos submetidos além de sugerir mudanças eventuais de modo a adequar os textos.

Enfatiza-se que nenhum dos organismos editoriais, organizações de ensino e pesquisa ou pessoas físicas envolvidas nos conselhos, comitês ou processo de editoração e gestão da revista se responsabilizam pelo conteúdo dos artigos seja sob a forma de ideias, opiniões ou conceitos, devendo esta responsabilidade ser de inteira responsabilidade dos autores dos respectivos textos.

A Revista Expectativa está qualificada pelo sistema QUALIS/CAPES e contempla trabalhos da área secretariado executivo, línguas/comunicação e gestão.

Políticas de Seção

Seção - Secretarial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção - Línguas/Comunicação

Seção - Gestão nas Organizações

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação de artigos submetidos à Revista Expectativa é caracterizado por um sistema de tripla avaliação e envolve duas etapas sequenciais: o desk review e a avaliação pelos pareceristas.

• 1. Na desk review, os editores se reúnem e analisam, sem qualquer identificação dos autores, os artigos recebidos para avaliar sua pertinência ao escopo da revista e seu potencial para contribuir, significativamente, para o conhecimento no campo de estudo de secretariado. Quando o trabalho submetido não for adequado às políticas da revista os autores são comunicados sobre a decisão, em até sessenta dias contados a partir da data de submissão. Em geral sugere-se periódicos alternativos.
  • 2. Os artigos aprovados na etapa anterior - desk review - são encaminhados a dois dos avaliadores que compõem o corpo de pareceristas da revista para avaliação no sistema Double Blind Review. Os pareceristas são professores e pesquisadores vinculados a instituições de ensino nacionais ou estrangeiras.
  • 3. Quando os pareceristas solicitarem ajustes no artigo, será concedido aos autores, a critério do editor, um prazo entre trinta e sessenta dias para a incorporação das sugestões e correções requeridas. Após a realização dos ajustes solicitados e constatação destes pelos pareceristas e editores, os artigos são submetidos à revisão ortográfica, gramatical e de adequação às normas adotadas pela revista e à editoração final do documento.
  • A conclusão desse processo não implica a publicação imediata do artigo, cabendo aos editores, de acordo com as políticas editoriais, elaborar as pautas e decidir qual o momento apropriado para a publicação, podendo esse processo durar até 6 meses.  O processo de avaliação pode durar até três meses, sendo que ao seu término, os autores são comunicados sobre a decisão editorial.

Critérios de avaliação:

• relevância e originalidade do tema;
  • contribuição para as áreas de Secretariado Executivo, Línguas/Comunicação e Gestão;
  • redação e clareza no texto;
  • encadeamento lógico da revisão teórica com a utilização de referências apropriadas;
  • adequabilidade dos procedimentos metodológicos;
  • profundidade e a consistência das análises;
  • delineamento das conclusões.

Periodicidade

Trimestral (jan./mar. - abr./jun - jul./set. - out./dez.)

Qualis Capes Quadriênio 2017 - 2020

Área de avaliação

Classificação

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO