Elaboração de Mapas Táteis como Recurso Inclusivo para Aulas de Geografia

Roberto Barboza Castanho, Victor Matheus da Cruz de Carvalho, Gabriel Fernandes Santos

Resumo

A inclusão escolar de alunos com deficiência visual tem se tornado uma prática didático-pedagógica cada vez mais utilizada nas instituições de ensino, com vista a proporcionar maior desenvolvimento das capacidades de aprendizagem desses alunos. E como nova ferramenta para auxiliar neste processo de ensino, principalmente na área de Geografia, existe a Cartografia Tátil, trazendo um novo conceito de representação espacial da superfície terrestre. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar a elaboração de mapas táteis com base na Cartografia Tátil. Os procedimentos metodológicos consistiram em levantamento teórico, definição dos recortes espaciais com seus respectivos temas, seleção de materiais de baixo custo, elaboração dos mapas táteis e análise final dos resultados obtidos. Indo de encontro com o objetivo deste trabalho foram feitos três mapas táteis de diferentes recortes espaciais e diferentes temas disponíveis para serem utilizados no ensino de Geografia, visando atender ao desenvolvimento educacional de estudantes deficientes visuais.

Palavras-chave

Inclusão Escolar; Cartografia Tátil; Ensino.

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