Conflitos Socioambientais, Ecologia Política e Justiça Ambiental: Contribuições para uma Análise Crítica
Palavras-chave:
Conflitos socioambientais, Justiça ambiental, Ecologia políticaResumo
Os conflitos socioambientais estão associados às disputas pelo acesso e uso dos recursos naturais, mas também à ocorrência de processos de degradação ambiental. Desse modo, o presente trabalho busca realizar uma conceituação dos chamados conflitos socioambientais, objetivando uma melhor compreensão destes enquanto objeto passível de ser estudado pela geografia. Para que esse entendimento seja possível, lançar-se-á mão de ferramentas analíticas oferecidas por duas perspectivas críticas: a ecologia política e a justiça ambiental. A partir da revisão bibliográfica de autores que trabalham com os temas, foi possível perceber que estas buscam explicitar os conflitos socioambientais, demonstrando que estes conflitos não são consequências espontâneas dos processos de exploração dos recursos naturais, mas produzidos a partir das diferentes formas de apropriação do meio que são mediadas pelas relações desiguais de poder.Downloads
Publicado
23-11-2016
Como Citar
RICARTE CASTRO DE SOUZA, L.; MILANEZ, B. Conflitos Socioambientais, Ecologia Política e Justiça Ambiental: Contribuições para uma Análise Crítica. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 11, n. 14, p. 2–12, 2016. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/15568. Acesso em: 17 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.