TÉCNICA PARA ESTIMAR VAZÃO E PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS EM CABECEIRA DE DRENAGEM SEM DADOS HISTÓRICOS

Autores

  • Valdemir ANTONELI
  • Nelson DOUHI

Palavras-chave:

A técnica de monitoramento da vazão e da produção de sedimentos, em cabeceira de drenagem foi desenvolvida considerando dois fatores relevantes que em muitos casos dificulta o andamento das pesquisas, primeiro, a falta de recursos para a aquisição de equi

Resumo

A técnica de monitoramento da vazão e da produção de sedimentos, em cabeceira de drenagem foi desenvolvida considerando dois fatores relevantes que em muitos casos dificulta o andamento das pesquisas; primeiro: a falta de recursos para a aquisição de equipamentos necessários para a coleta dos dados; segundo: este método viabiliza a avaliação das variáveis em locais de difícil acesso para instalação de postos de mensurações automáticas. Outro fator importante é em relação ao tempo de resposta tanto da vazão quanto da produção de sedimentos em cabeceira de drenagem, o qual se apresenta de forma rápida em um curto espaço de tempo, havendo uma enorme dificuldade para quantificar as vazões máximas, bem como as cargas totais de sedimentos durante um evento. Estas dificuldades aumentam com precipitações noturnas, pois até o dia seguinte o fluxo do canal retorna as condições normais. Para confeccionar os equipamentos, foi preciso elaborar primeiramente uma revisão de literatura a respeito de técnicas e métodos de coleta de dados tanto de vazão quanto de produção de sedimentos.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

ANTONELI, V.; DOUHI, N. TÉCNICA PARA ESTIMAR VAZÃO E PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS EM CABECEIRA DE DRENAGEM SEM DADOS HISTÓRICOS. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 05–23, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/8367. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos