CONSIDERAÇÕES SOBRE O ORDENAMENTO TERRITORIAL EM ÁREAS RURAIS FRONTEIRIÇAS
Palavras-chave:
Fronteira, Territorialidades, Ordenamento territorial.Resumo
As fronteiras são localidades formadas a partir do contato entre porções de diferentes territórios nacionais, produzindo dificuldades para a promoção de políticas públicas coerentes, especialmente no meio rural. Assim, o objetivo deste trabalho é refletir sobre as possibilidades de ordenamento territorial em localidades em que comunidades rurais convivem e circulam para um e outro lado da fronteira. Nesse sentido, foram produzidas reflexões a partir da realização de trabalho de campo, da análise das entrevistas e das observações in loco da paisagem e do cotidiano dos moradores das comunidades investigadas, bem como do referencial teórico utilizado. Conclui-se que é possível realizar um ordenamento territorial coerente do espaço rural fronteiriço, mediante a participação ativa dos representantes locais de ambos os lados da fronteira e a partir do empoderamento do grupo e de sua articulação na escala da fronteira e para além da mesma.Downloads
Publicado
17-03-2014
Como Citar
SABATEL, V. O.; COSTA, E. A. CONSIDERAÇÕES SOBRE O ORDENAMENTO TERRITORIAL EM ÁREAS RURAIS FRONTEIRIÇAS. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 8, n. 9, 2014. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/9516. Acesso em: 3 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.