MAPEAMENTO DAS FRAGILIDADES POTENCIAL E EMERGENTE DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO GUAVIRÁ, MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PARANÁ

Autores

  • Anderson Sandro da Rocha
  • José Edézio da Cunha
  • Vanda Moreira Martins

Palavras-chave:

Mapeamento, Fragilidade ambiental, Bacia hidrográfica.

Resumo

O mapeamento e a análise das fragilidades ambientais podem fornecer subsídios importantes para o entendimento e o monitoramento das condições físicas naturais nas mais diferentes formas de intervenção e degradação antrópica do ambiente. Isto ocorre porque esse tipo de estudo, ao permitir identificar as áreas de estabilidade e instabilidade ambiental, nos mais variados níveis e escalas, traz contribuições para a contenção e a prevenção de problemas socioambientais. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo mapear os diferentes níveis de fragilidade potencial e emergente existentes na área do terço superior da bacia hidrográfica do Córrego Guavirá, localizado no Município de Marechal Cândido Rondon, região Oeste do Estado do Paraná. Para a obtenção das informações de fragilidade, foram elaboradas cartas temáticas de uso do solo, de declividade e de solo. A relação entre os dados possibilitou identificar índices baixos e médios de fragilidades naturais, evidenciados pelas favoráveis condições geomorfológicas e pedológicas e índices médios e altos de fragilidades emergentes, resultantes do uso e da ocupação inadequada da área de estudo.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

ROCHA, A. S. da; CUNHA, J. E. da; MARTINS, V. M. MAPEAMENTO DAS FRAGILIDADES POTENCIAL E EMERGENTE DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO GUAVIRÁ, MARECHAL CÂNDIDO RONDON – PARANÁ. Perspectiva Geográfica, [S. l.], v. 8, n. 9, 2000. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/pgeografica/article/view/9593. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos