O GÊNERO DISCURSIVO NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM A CARTA DO LEITOR

Autores

  • Simone Silvia Bedin Coelho
  • Terezinha da Conceição Costa-Hübes

Palavras-chave:

Gêneros Discursivos, Carta do Leitor, Leitura e Escrita.

Resumo

Os gêneros discursivos, conforme proposto por Bakhtin (2003), foram reconhecidos pelas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (PARANÁ, 2008) como ferramenta para o ensino da Língua Portuguesa. Assumindo essa orientação, este artigo tem, como objetivo, apresentar uma experiência de leitura e escrita com o gênero carta do leitor na sala de aula, elaborada na perspectiva de desenvolver a capacidade linguístico-discursiva de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Toledo – PR. Os encaminhamentos didáticos pautaram-se na proposta de Sequência Didática, segundo Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), seguindo as adaptações feitas por Costa-Hübes (2008), na qual faz-se uma análise do gênero e seus elementos constituintes – o conteúdo temático, o estilo e a construção composicional – de acordo com as orientações de Bakhtin/Volochinov (2004) e Bakhtin (2003). Trata-se, assim, de um estudo pautado nos escritos do Círculo de Bakhtin, consequentemente, na concepção sócio-histórica e dialógica de linguagem.  Os procedimentos didáticos comprovaram que o trabalho com o gênero na sala de aula, dentro da perspectiva teórica adotada, contribui para a compreensão da leitura e da escrita no processo ensino e aprendizagem da linguagem como forma efetiva de interação verbal.

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Publicado

14-08-2015

Como Citar

COELHO, S. S. B.; COSTA-HÜBES, T. da C. O GÊNERO DISCURSIVO NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM A CARTA DO LEITOR. Travessias, Cascavel, v. 9, n. 1, p. e11749, 2015. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/11749. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM