A EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DO GRADUANDO DE LETRAS EM UM PROJETO DE ENSINO DE LITERATURA
Palavras-chave:
Literatura, Caravana da Poesia, Paulo Leminski, EnsinoResumo
Este texto apresenta um relato reflexivo-crítico de um Projeto de Ensino desenvolvido no curso de licenciatura em Letras, nas disciplinas de Prática de Ensino de Língua Portuguesa I e II, respectivamente nos 3º e 4º anos, da Unioeste – câmpus de Marechal Cândido Rondon, intitulado 40 clics poéticos: leituras e releituras da obra de Paulo Leminski. A realização do Projeto de Ensino justificou-se pela necessidade de formação de professores aptos a ensinarem literatura nas escolas e a formarem alunos leitores e, dessa forma, propiciou o contato dos graduandos com uma abordagem teórico-metodológica diferenciada para o ensino da obra poética de Paulo Leminski. Assim, a primeira parte deste trabalho traz uma reflexão sobre o ensino de literatura, seus desafios e perspectivas, focalizando a formação docente, bem como o ensino articulado à extensão no âmbito da universidade. Após esta introdução, que apresenta também a configuração do projeto aplicado, o segundo momento do trabalho contempla o relato reflexivo-crítico da proposta metodológica para o ensino da poesia na sala de aula, à luz dos pressupostos teóricos de Riolfi (2008), Severino (2012), Colomer (2007), Geraldi (1997), entre outros. Por fim, considera-se que o desenvolvimento do projeto teve interferência positiva na formação dos licenciados do curso de Letras, pelo contato que tiveram com uma proposta diferenciada de ensino de literatura, promovendo a articulação entre as teorias estudadas nas disciplinas envolvidas com a referida proposta de ensino, o que possibilitou a reflexão e análise sobre como desenvolver um trabalho instigante e motivador com o gênero poesia nas escolas.
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