Percepção dos professores de física na educação de jovens e adultos acerca do interesse discente pelas aulas
Palavras-chave:
Ensino de física, educação de jovens e adultos, desinteresse.Resumo
O presente artigo é oriundo dos resultados de uma pesquisa fenomenológica qualitativa realizada com dezesseis docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de duas cidades da região do Vale do Rio dos Sinos no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve como principal objetivo identificar a percepção que os professores têm acerca do interesse dos alunos nas aulas de física. A coleta de dados ocorreu através de questionários estruturados aplicados aos docentes, sendo realizada uma Análise Textual Discursiva do material coletado. Os resultados indicam que 69% dos professores percebem os alunos desmotivados e sem interesse pelas aulas de física. A maioria dos pesquisados admite utilizar a mesma metodologia empregada nas aulas do ensino regular nas aulas da EJA, bem como utilizam os mesmos instrumentos de avaliação. Aqueles que consideram o aluno desinteressado atribuem o desinteresse ao cansaço e à falta de base matemática, já os que consideram o aluno interessado atribuem o interesse às aulas contextualizadas e atrativas.Downloads
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