Formação docente em língua estrangeira – uma pesquisa de estado da arte
Palavras-chave:
Formação docente, língua estrangeira moderna, docência.Resumo
O propósito deste trabalho é traçar um panorama da realidade da formação docente em língua estrangeira, no Brasil e, a partir disso, estabelecer os principais desafios dessa formação, com base na literatura acadêmica e apontar a demanda de publicação cientifica sobre o tema, na ótica da diversidade geográfica brasileira. A metodologia utilizada foi pesquisa de estado da arte, cujo corpus originou-se a partir do Banco de Teses da CAPES – Coordenação De Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A amostragem foi pautada na busca de títulos de "Formação de Professores para o Ensino de Língua Estrangeira". Foram encontrados 32 resumos que tratavam especificamente dessa abordagem. Os resultados refletem os dados da literatura e evidenciam que o docente necessita para o bom resultado de seu trabalho o constante processo de reflexão crítica sobre sua própria atuação e aprimoramento.
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