Procedimentos de gestão da sala de aula de professores de escolas públicas
Palavras-chave:
Gestão da sala de aula, indisciplina, autoridade do professor, ensino.Resumo
O presente artigo realiza uma análise comparativa entre as práticas de gestão em sala de aula de professores de quatro realidades socioculturais diferentes: Brasil, Nova Zelândia, Grécia e Estados Unidos. O formulário aplicado divide-se em duas partes: inicialmente, os professores deveriam assinalar quais suas ações quando ocorre indisciplina em sala de aula; em sequência, deveriam se posicionar quanto às medidas tomadas quando a situação de indisciplina de mantém. Apesar de muitos pontos semelhantes, os resultados apontam que parte das ações praticadas pelos professores brasileiros pode ligar-se à pequena autoridade em sala de aula que os eles possuem na atualidade.
Downloads
Referências
AKIN-LITTLE, K. Angeleque; LITTLE, Steven G.; LANITI, Mariana. Teachers’ use of classroom management procedures in the United Startes and Greece: a cross-cultural comparison. In: School Psycology International, v. 28, fev., 2007, p. 53-62.
BROPHY, Jere. History of research on classroom management. In: EVERTSON, Carolyn M.; WEINSTEIN, Carol. Handbook of classroom management: research, practice and contemporary isues.
CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Autoridade e educação: o desafio em face do ocaso da tradição. In: Revista Brasileira de Educação, v. 20, n. 63, out./dez., 2015, p. 975-993. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v20n63/1413-2478-rbedu-20-63-0975.pdf>. Acesso em 25 jun. 2016.
COMENIUS, J. A. (1887) [1685] The Orbis Sensualim Pictus. New York: C.W.Bardeen Publicher, 1887 [1685]. New York/London: Routledge, 2011.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Editora Unijuí, 1998.
KORPERSHOEK, Hanke. A Meta-analysis of the effects of classroom management strategies and classroom programs on student’s academic, behavioral, emotional, and motivational outcomes. In: Review of Educational Research, v. 20, n 10, jan., 2016, p. 1-38. Disponível em: <http://rer.aera.net >. Acesso em: 20 jun. 2016.
MORICONI, G.; BÉLANGER, J. Student behaviour and use of class time in Brazil, Chile and Mexico: evidence from TALIS 2013. OECD, 2015. Disponível em: < http://www.oecd-ilibrary.org/education/student-behaviour-and-use-of-class-time-in-brazil-chile-and-mexico_5js6bhlchwmt-en>. Acesso em 30 jun. 2016.
NASEY, Charlotte. Teachers’ use of classroom-based management strategies: a survey of New Zealand teachers. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Educacional) – Massey University, Albany. 2012.
SILVA, Rafael Rodrigues da. Disciplina escolar e gestão de sala de aula no campo educacional brasileiro. In: Revista Educação & Realidade, v. 41, n. 2, abr./jun., 2016, p. 533-554. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edreal/2016nahead/2175-6236-edreal-46473.pdf>. Acesso em 20 jun. 2016.
SOARES, Ademilson de Souza. A Autoridade do professor e a função da escola. In: Revista Educação & Realidade, v. 37, n. 3, set./dez., 2012, p. 841-861. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edreal/v37n3/08.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2016.
SOARES, José Francisco. O Efeito da escola no desempenho cognitivo de seus alunos. In: Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 2, n. 2, 2004, p. 83-104. Disponível em: < http://www.ice.deusto.es/RINACE/reice/vol2n2/Soares.pdf>. Acesso em 22 jun. 2016.
SOARES, José Francisco. Melhoria do desempenho cognitivo dos alunos do ensino fundamental. In: Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, jan./abr., 2007, p. 135-160. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742007000100007>. Acesso em 21 jun. 2016.
WEINSTEIN, Carol Simon; NOVODVORSKY, Ingrid. Gestão da sala de aula: lições da pesquisa e da prática para trabalhar com adolescentes. Porto Alegre: AMGH, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.