O professor no cinema: reflexões sobre a imagem do professor herói no filme O Triunfo

Cleyton Leite Ficher, Ana Paula Domingos Baladeli

Resumo


O cenário da escola e os desafios da profissão professor estão presentes em narrativas fílmicas de vários gêneros, ilustrando que cabe ao professor o poder de transformar turmas difíceis e desacreditadas. A imagem da docência no cinema reflete um imaginário de professor comprometido e determinado a fazer a diferença na vida dos alunos. Para (DALTON, 1995; FABRIS, 1999; PADIAL, 2010) o apelo sensacionalista das produções hollywoodianas torna a figura do professor um simulacro do herói que tem a nobre missão de conduzir seus alunos ao caminho tortuoso do conhecimento. Este artigo analisa as imagens da docência na perspectiva do professor herói presente na narrativa fílmica The Ron Clark Story - O triunfo (2006). O professor herói precisa superar os obstáculos, enfrentar os desafios para o cumprimento da missão que envolve resiliência, sacrifício, determinação e perseverança.

Palavras-chave


Profissão professor; Discurso do herói; Imagem da docência.

Texto completo:

PDF

Referências


AVILDSEN, John G. (dir.). Lean on me [Motion Picture]. United States: Warner Bros., 1989.

BALADELI, Ana P. D. Cinema e docência: representações da profissão professor em narrativas fílmicas. Anais do V Simpósio de Educação e XXVI Semana de Pedagogia, Unioeste, Cascavel, 2016.

BLECKNER, Jeff (dir.). Beyond the Blackboard [Motion Picture]. United States: Hallmark Hall of Fame Productions, 2011.

BOGDANOVICH, Peter. (dir.). To Sir, with love 2. United States: Columbia Picture, 1996.

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. Tradução Adail U. Sobral. 10. ed. São Paulo: Cultrix, 1995.

DALTON, Mary. The Hollywood curriculum: who is the ‘good’ teacher? Curriculum Studies, v.3, n.1, p.23-44, 1995. Disponível em: < http://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/0965975950030102> acesso em 28 abr. 2017.

DELAMARTER, Jeremy. Avoiding practice shock: using teacher movies to realign pre-service teachers’ expectations of teaching. Australian Journal of Teacher Education, v.40, issue 2, 2015. Disponível em: < https://eric.ed.gov/?id=EJ1057896> acesso em 19 jan. 2017.

FABRIS, Eli T. H. Representações de espaço e tempo no olhar de Hollywood sobre a escola. 188f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 1999.

GRAVELLE, Elizabeth L. Reality check. I am not Hilary Swank: how American teacher-centric commercial films tried and failed to teach me how to be a teacher. Texas Christian University, 2015.

HAINES, Randa. (dir.). The Ron Clark Story. [Motion Picture]. United States: Alberta Film Development Program, Johnson & Johnson, 2006.

MENENDEZ, Ramón. (dir.). Stand and Deliver [Motion Picture]. United States: Warner Bros., 1988.

MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário: ensaios de antropologia. Lisboa. Ed. Moraes, 1970.

PADIAL, Mônica N. O professor e sua figura no cinema: uma análise da docência e da educação escolar retratada em dois filmes hollywoodianos. 113f. Dissertação (Mestrado em Educação: história, política e sociedade). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010.

TRIER, James D. The cinematic representation of the personal and Professional lives of teachers. Teacher Education Quartely. Summer, 2001. p.127-142. Disponível em:< https://www.jstor.org/stable/23478308> acesso em 03 dez. 2016.

TRIER, James D. Using popular “School Films” to engage student teachers in critical reflection. Annual Meeting of the American Educational Research Association - AERA. New Orleans, LA. April, 24-28, 2000. Disponível em: http://files.eric.ed.gov/fulltext/ED444993.pdf> acesso em 21 nov. 2016.




Direitos autorais 2017 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.