Literatura afrofeminina na escola: contribuições e reflexões em torno das afetividades de adolescentes negras
Palavras-chave:
Affectivities, sexualities, adolescence, afrofemale literature.Resumo
Na adolescência acontece as vivências afetivas, nela são desveladas as experiências que envolvem não apenas amizade entre meninos e meninas, mas relacionamentos que podem chegar a iniciação sexual por vezes precoce. Também, é na adolescência que evidencia-se as transformações do corpo, gerando conceitos de beleza e conflitos acerca do que é bonito e aceitável. No espaço escolar, essas questões ganham formato produzindo situações de discriminação e preconceito. Essas vivências podem trazer envolvimentos desastrosos e marcar negativamente as histórias dificultando o processo da autodescoberta. Refletir e discutir sobre as experiências e vivências sexuais dos/as adolescentes no espaço escolar não é tão fácil, pois há ainda uma certa resistência em discutir sobre o tema na sala de aula. Evidencia-se também que além das dificuldades em adolescer, as meninas negras sentem-se rejeitadas e desvalorizadas por não se “encaixarem” no padrão de beleza que molda nossa sociedade. Diante deste contexto, propusemos práticas pedagógicas acerca das afetividades de adolescentes negras a partir da escrita de mulheres, também negras. A escrita afrofeminina ganha visibilidade no cenário da tradição literária sendo uma literatura diferente e inovadora e que pode contribuir, interferir e auxiliar professores/as e alunos/as nesta discussão tão necessária para a construção de personalidades fortes e conscientes, capazes de libertarem-se de estereótipos e aprofundarem-se na busca do que é verdadeiro em cada uma, fortalecendo-as em suas identidades.
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