As várias faces da feiticeira: uma análise mítica da bruxa na peça Macbeth escrita por Shakespeare e na adaptação fílmica de Welles
Palavras-chave:
Macbeth, Cinema, Literatura, Mito.Resumo
A narrativa é uma das formas mais comuns e antigas de entender o mundo, a história tem permeado a humanidade desde tempos imemoriais e auxiliado o ser humano a compreender a si mesmo. Isto posto, este trabalho objetiva analisar os componentes míticos das bruxas de uma das narrativas mais consagradas, Macbeth. Para tal, utilizar-se-á da peça escrita de Shakespeare (1623) e da adaptação fílmica de Welles (1963), ambas responsáveis por popularizar a história do rei. A escolha dar-se por perceber a relação simbiótica entre literatura e cinema, relação que perpassa o questionamento de como as bruxas são representadas em cada narrativa. Este trabalho conta com as contribuições de Bazin(1991), Bulfinch(2002), Carrière (2006) e Prieto (2003) e busca, através dos teóricos que versão sobre as relações entre a literatura e o cinema ou sobre o mito, demonstrar como a mitologia corrobora com uma leitura mais completa sobre o componente divino presente em ambas as narrativas. Esta proposta justifica-se por contribuir com os estudos acerca das relações do cinema e da literatura, os quais têm se destacado nas últimas décadas, tornado disponíveis novas ferramentas para a análise da arte nos dois ambientes, além de refletir sobre o mito e a figura da bruxa representada em ambas plataformas.Downloads
Referências
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