Odisseia musical: análise das trilhas musicais de “2001: Uma Odisseia no Espaço"
Palavras-chave:
Trilha musical, 2001, análise, músicaResumo
Considerando o impacto dramático que as trilhas sonoras causam na obra cinematográfica, verifica-se a importância de estudos na área. Sendo assim, este artigo pretende realizar uma breve análise das obras musicais presentes no filme “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, do diretor Stanley Kubrick, a partir do ato de perceber do ouvinte. Utilizando análises de conteúdo e conceitual, procurou-se identificar os tipos de escuta de Michel Chion nas músicas do filme. Busca-se também uma compreensão sobre a importância da trilha musical no cinema, e demonstrar o poder dramático que o silêncio causa no filme. Conclui-se que a trilha musical pode conter informação adicional quando avaliada também por conceitos socioculturais.Downloads
Referências
AUMONT, Jacques. Pode um Filme Ser um Ato de Teoria. Porto Alegre, Educação e Realidade, v. 33, n. 1, 2008.
BENNETT, Roy. Uma breve história da música. 1988.
CHION, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2011.
GARCIA, Demian. O som no cinema e a música concreta. Revista Científica/FAP, 2015.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou zaratustra. Editora Companhia das Letras, 2012.
PENAFRIA, Manuela. Análise de Filmes-conceitos e metodologia (s). In: VI Congresso SOPCOM. 2009.
RINALDI, Arthur. A música é uma linguagem?: um estudo sobre o discurso musical no contexto do século XX. 2014. 236 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2014. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/108804> Acesso em: 14/08/15
CAGE, John. 4'33, 1952.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.