Agrinho: um rizona em implantação nas escolas municipais de Terra Roxa

Autores

  • Simone Francisco dos Santos UNIOESTE - Mestranda (turma 2016/2018)
  • Beatriz Helena Dal Molin UNIOESTE
Agências de fomento

Palavras-chave:

Programa Agrinho, Rizoma, Experimentação Docente.

Resumo

O presente artigo versa sobre uma reflexão a respeito da necessidade de adequação dos métodos e técnicas de ensino voltadas a um novo perfil de aluno que faz parte do século XXI, no qual, a presença da tecnologia, a transdisciplinaridade e a transversalidade interferem em muitos aspectos de sua vida. Deste modo, primeiramente, buscamos obter um maior entendimento em relação ao Programa Agrinho, programa de responsabilidade social proposto pelo governo do Paraná, o qual é disponibilizado à rede municipal de educação de Terra Roxa – PR, por meio de parceria entre Prefeitura, Federação da Agricultura do Estado do Paraná – FAEP e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR. Por meio deste estudo, objetivamos, ainda, analisar as possibilidades de entrecruzamento existentes entre os conceitos de rizoma e a proposta pedagógica do Programa Agrinho. Os autores que subsidiam a base teórica são: Dal Molin (2003), Deleuze e Guattari (1995), Delors (2000), Gallo (2000), Morin (2000), Nicolescu (2000), entre outros. De acordo os dados apresentados, notamos o quanto a educação rizomática está presente na proposta do Programa Agrinho e o quanto ela pode contribuir para as necessárias transformações nos modos de pensar a educação desde os primeiros anos escolares, além de notarmos que o Agrinho consolida-se como uma possibilidade de experimentação docente e de quebra de paradigmas que são perpetuados há muito tempo e em dissonância.

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Referências

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Publicado

30-04-2018

Como Citar

DOS SANTOS, S. F.; DAL MOLIN, B. H. Agrinho: um rizona em implantação nas escolas municipais de Terra Roxa. Travessias, Cascavel, v. 12, n. 1, p. e19140, 2018. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/19140. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO