A mulher “Nem recatada ou do lar” em Esmeralda, Por que não dancei e Ponciá Vicêncio
Palavras-chave:
Mulher negra, periferia, identidade, narrativa.Resumo
Na contemporaneidade tem sido possível identificar, nas diferentes modalidades de produção cultural, a manifestação de vozes autorais de grupos marginalizados, excluídos dos centros sociais e econômicos. Nesse âmbito, reconhece-se a voz da mulher pobre e negra da periferia dos centros urbanos, que constrói formas legítimas de expressão que desafiam a hegemonia do cânone, predominantemente etilista e masculino. Esmeralda, por que não dancei?, de Esmeralda do Carmo Ortiz, é a narrativa da vida da própria autora, menina negra e pobre, que esteve nas ruas de São Paulo desde os oito anos de idade. Organiza-se a partir de um relato fluente, coloquial, dinâmico, somado a documentos, depoimentos e fotografias, compondo um mosaico de sentidos original e contundente. Ponciá Vicêncio, o romance de formação de Conceição Evaristo, reconstitui literariamente a história da protagonista, negra e pobre, que vai para a cidade em busca de oportunidades negadas aos negros na roça. Modalidades narrativas diferentes, aqui analisadas nas suas especificidades e na forma como articulam possibilidades de expressão/representação da mulher negra e pobre no contexto brasileiro, em busca de sua identidade, evidenciando resistência e legitimação e promovendo um exercício de alteridade, quer seja por meio de um relato habilmente construído de uma experiência vivida, quer seja pela narrativa literária, ambas promovendo a expansão do beco ao belo (Chiappini). O Segundo Sexo (2016), de Simone de Beauvoir; Mulher, casa e cidade (2015), de Antonio Risério; Literatura brasileira contemporânea: um território contestado (2012), de Regina Dalcastagné constituem o aporte teórico utilizado como fundamentação da análise.Downloads
Referências
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
CHIAPPINI, Ligia. Do beco ao belo: dez teses sobre regionalismo. Estudos históricos, Rio de Janeiro, v., 8, n.15, p. 153-159, 1995.
CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
DALCASTAGNÉ, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. São Paulo: Horizonte, 2012
EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Belo Horizonte: Mazá Editora, 2005.
JESUS, Ana Carolina Maria de. Quarto de despejo. São Paulo: Ática Editora, 2007.
ORTIZ, Esmeralda do Carmo. Esmeralda: por que não dancei. São Paulo: SENAC Editora, 2000.
RESENDE, Beatriz. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira do século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2008.
RISÉRIO, Antônio. Mulher, casa e cidade. São Paulo: Editora 34, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.