O Queer veste a sua obra: a mediação social do corpo destoante e a dimensão de artisticidade de suas extensões na contemporaneidade

Autores

Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Palavras-chave:

Vestimentas, Queer, Artisticidade, Mediação

Resumo

Com este ensaio, pretendemos descrever os argumentos que contornam a relação das vestimentas com a arte no objetivo de sensibilizar a relação estabelecida com a obra criada e produzida pelo indivíduo, então denominado, queer. Utilizamos o conceito queer aquém do que é entendido, no uso das roupas, como peças ditas masculinas ou femininas, e projetamo-nos numa configuração que tenta pensar o estranhamento sobre o ato de vestir de forma desobediente e que dá sustentação teórica à proposta aqui trabalhada na interação entre o fazer artístico das vestes e o social. A metodologia aplicada neste trabalho é orientada sobre os estudos que envolvem a dimensão sensível que as extensões de pele provocam e fazem sentir e as intersecções com as suas execuções mediatizadas, de recepção e artísticas. Os resultados, ainda que preliminares, são potentes ao nos permitirem refletir sobre o papel da composição da aparência no campo da artisticidade e enquanto afirmação da roupa como obra que reveste o corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Baga de Bagaceira Souza Campos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Comunicação na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma Instituição. Membro do grupo de pesquisa Corpo e Cultura (CNPq)

Renata Pitombo Cidreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Líder do grupo de pesquisa Corpo e Cultura.

Downloads

Publicado

03-05-2019

Como Citar

CAMPOS, B. de B. S.; CIDREIRA, R. P. O Queer veste a sua obra: a mediação social do corpo destoante e a dimensão de artisticidade de suas extensões na contemporaneidade. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 1, p. e22119, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/22119. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

[DT] RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DA ARTE CONTEMPORÂNEA