v. 13 n. 1 (2019)

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No contexto da recepção e mediação de obras de arte são fundamentais estudos de Giorgio Agaben sobre "O que é contemporâneo?" e de Jacques Rancière sobre "O espectador emancipado", articulados às Teorias da Recepção de Hans Robert Jauss, Mikhail Bakhtin, Umberto Eco, Vincent Jouve, Wolfgang Iser, dentre outros autores, que corroboram com a formação continuada do professor-artista-pesquisador, inserido no universo educacional, artístico e científico da sociedade contemporânea, de modo a propiciar-lhe condições de ampliar o acesso ao desenvolvimento da produção intelectual e artística com foco no ensino das Artes. Neste diapasão, esta edição da Revista Travessias interessa-se por: estudos da recepção da arte a partir de perspectivas teóricas que analisam as relações entre o espectador e as produções artísticas contemporâneas; reflexões sobre os processos sensoriais e perceptivos de leitura das diferentes formas de relação entre o público e a obra de arte; análises sobre o espectador como princípio formativo poético na relação dialógica entre Arte e Recepção; e sobre o papel do educador como mediador nas ações educativas no espaço escolar, cinemas, exposições, espetáculos, museus e demais interações entre Arte e Sociedade.

Organização: Robson Rosseto e Salete Paulina Machado Sirino.

Publicado: 30-04-2019

APRESENTAÇÃO

LINGUAGEM

ENSAIOS E TEMAS INTERDISCIPLINARES