O marginal na formação do leitor

Autores

  • Fernando Juarez de Cardoso Mestre em Literatura Brasileira (UFRGS) e especialista em Formação do Leitor (UERGS) https://orcid.org/0000-0003-1037-1262
  • Ana Maria Bueno Accorsi Doutora em Letras – Teoria da Literatura (PUCRS). Professora adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Coordenadora do Curso de Especialização Latu Sensu, Teoria e Prática da Formação do Leitor (UERGS). https://orcid.org/0000-0002-8223-4710

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v14i2.24584
Agências de fomento

Palavras-chave:

Formação do leitor, Literatura Marginal, Literatura menor.

Resumo

Este artigo se propõe a debater a importância da Literatura Marginal, surgida a partir dos anos 2000, para a formação leitora, visando estabelecer a relação entre a produção desses autores e a emergência de um movimento que busca a sua legitimação fora da série literária canônica. Logo, pensando na relação existente entre as literaturas de minorias e as práticas e orientações que norteiam a formação do leitor é que este trabalho busca problematizar como a formação leitora pode, por meio de obras da Literatura Marginal, promover uma efetiva inserção dos chamados grupos sociais minoritários ou marginalizados nas práticas de letramento e que contribuem para o desenvolvimento linguístico do leitor em formação. Ainda, tem-se por objetivo deste artigo avaliar como a Literatura Marginal pode contribuir para uma diversificação e inclusão de conteúdos e temáticas culturais periféricas nas práticas de formação do leitor. Cabe ressaltar que não somente a adoção de textos de autores vinculados à Literatura Marginal (ou a outras literaturas de minorias) é que solucionará todo e qualquer problema relacionado à diversidade temática na formação do leitor. Contudo, se deseja que o presente debate inicie uma reflexão e possível ressignificação das práticas e objetivos que envolvam a formação de leitores, a partir da adoção de manifestações literárias variadas, que nem ao menos são mencionadas nos currículos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Juarez de Cardoso, Mestre em Literatura Brasileira (UFRGS) e especialista em Formação do Leitor (UERGS)

Mestre em Literatura Brasileira e graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em Teoria e Prática da Formação do Leitor pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Possui experiência na área de Letras com ênfase em Literatura Brasileira atuando nos seguintes temas: literatura menor, literatura marginal, pobreza na literatura brasileira e formação do leitor.

Ana Maria Bueno Accorsi, Doutora em Letras – Teoria da Literatura (PUCRS). Professora adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Coordenadora do Curso de Especialização Latu Sensu, Teoria e Prática da Formação do Leitor (UERGS).

Doutora e Mestre em Linguística e Letras e Licenciada em Letras Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Literatura Anglo-Americana pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Consultora terapêutica em dependência química pelo CEFI (Centro de estudos da família e do indivíduo). Professora adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, nos cursos de Mestrado Profissional em Educação (unidade em Osório), Especialização em Teoria e Prática da Formação do Leitor, Graduação em Letras, licenciatura e Curso de Engenharia de Energia, Curso de Engenharia em Biociências e Biotecnologia, e Tecnologia em Automação Industrial (Unidade em Porto Alegre); Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa e do Curso de Especialização "Teoria e Prática da Formação do Leitor", UERGS,Unidade em Porto Alegre. Orientadora de alunos do Mestrado Profissional em Educação e de alunos bolsistas de Iniciação Científica, e Extensão em Letras, pela FAPERGS, CNPq e UERGS. Experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Literatura, principalmente nos seguintes temas: qualificação do ensino, conhecimento de inglês, sucesso escolar, ensino de inglês, ensino de literatura, formação e qualificação do professor e formação do leitor. Lidera os grupos de pesquisa, CNPq, "Formação de Professores da Educação Básica: Linguagens e Artes em Contextos Educacionais" e "Linguagens e Culturas educacionais." integrante da Associação Brasileira de Leitura e da Associação Brasileira de Professores Universitários de Inglês. Membro eleito do Conselho Superior da Universidade (Consun), como representante docente. Membro do Comitê de Legislação e Normas do Consun/Uergs.

Referências

BATALHA, Maria Cristina. O que é uma Literatura Menor? Revista Cerrados, Brasília, v. 22, n. 35, p. 113-125, 2013.

BENEVENUTO, Silvana José. Literatura Marginal: a escrita como arma e instrumento de inserção cultural. In: ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA, XVIII, 2006, ANPUH/SP – UNESP/Assis. Anais... São Paulo, 24 a 28 de julho de 2006.

BLOOM, Harold. O cânone ocidental: os livros e a escola do tempo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

BRITTO, Luís Percival Leme. Escola, ensino de língua, letramento e conhecimento. Calidoscópio, Porto Alegre, vol. 5, n. 1, p. 24-30, jan./abr. 2007.

CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 45-58, jan./abr. 2008.

DALCASTAGNÈ, Regina. Uma voz ao sol: representação e legitimidade na narrativa brasileira contemporânea. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 20, p. 33-87, jul./ago. 2002.

DELEUZE, Gilles; GATTARI, Felix. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1977.

FERRÉZ. Literatura marginal: talentos da escrita periférica. São Paulo: Agir, 2005.

FERRÉZ. Capão pecado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005a.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.

HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Literatura Marginal. Disponível em: <http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/literatura-marginal/> Acesso em: 16 jan., 2017.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 10. ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1976.

KLEIMAN, Ângela Bustos. Oficina de leitura: teoria e prática. 9. ed. Campinas: Pontes, 2002.

LAJOLO, Marisa Philbert. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.

LIMA, Vanessa Bastos; SEIDEL, Roberto Henrique. Literatura Marginal e Cultura da Periferia: uma análise da obra “Capão Pecado”, de Ferréz. Pontos de interrogação, Alagoinhas, vol. 1, n. 1, p. 142-157, jan./jun. 2011.

LINS, Paulo. Cidade de Deus. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

LOIS, Lena. Teoria e prática da formação do leitor: leitura e literatura na sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2010.

OLIVEIRA, Ângelo Bruno Lucas de. Estética Da Recepção e Cânon. Cadernos do IL, Porto Alegre, n. 39, p. 115-120, dez. 2009.

OLIVEIRA, Rejane Pivetta de. Literatura marginal: questionamentos à teoria literária. Ipotesi, Juiz de Fora, v. 15, n. 2, p. 31-39, jul./dez. 2011.

REIS, Roberto. Cânon. In: JOBIM, José Luís (org.). Palavras da crítica. Rio de Janeiro: Imago, 1992.

SANTOMÉ, Jurjo T. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, T. T. (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em Identidade e diferença. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2000.

SCHWARZ, Roberto. SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In. SILVA, Tomaz Tadeu da. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em Identidade e diferença. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2000, p. 73-102.

VOGLER Bianca do Rocio; NETO, Miguel Sanches. O Manifesto Da Literatura Marginal: o texto “Terrorismo literário”, de Ferréz, e o poder de desvendamento do mundo e do movimento artístico da Literatura Periférica. Uniletras, Ponta Grossa, v. 35, n. 1, p. 83-93, jan./jun. 2013.

VOGT, Carlos. Trabalho/pobreza/trabalho intelectual. In. SCHWARZ, Roberto. Os pobres da literatura brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Downloads

Publicado

31-08-2020

Como Citar

DE CARDOSO, F. J.; ACCORSI, A. M. B. O marginal na formação do leitor. Travessias, Cascavel, v. 14, n. 2, p. e24584, 2020. DOI: 10.48075/rt.v14i2.24584. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/24584. Acesso em: 28 nov. 2024.

Edição

Seção

[DT] À MARGEM: RESISTÊNCIAS E REEXISTÊNCIAS NA LITERATURA BRASILEIRA