The marginal in the formation of the reader

Authors

  • Fernando Juarez de Cardoso Mestre em Literatura Brasileira (UFRGS) e especialista em Formação do Leitor (UERGS) https://orcid.org/0000-0003-1037-1262
  • Ana Maria Bueno Accorsi Doutora em Letras – Teoria da Literatura (PUCRS). Professora adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Coordenadora do Curso de Especialização Latu Sensu, Teoria e Prática da Formação do Leitor (UERGS). https://orcid.org/0000-0002-8223-4710

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v14i2.24584
Supporting Agencies

Keywords:

Reader training, Marginal Literature, Minor Literature.

Abstract

This article proposes to discuss the importance of Marginal Literature, which emerged from the 2000s, for the reading formation, aiming to establish the relationship between the production of these authors and the emergence of a movement that seeks its legitimation outside the canonical literary series. Therefore, thinking about the relationship between minority literatures and the practices and orientations that guide the formation of the reader is that this work seeks to problematize how the reading formation can, through works of Marginal Literature, promote an effective insertion of the so-called social groups Minority or marginalized in literacy practices and contribute to the linguistic development of the reader in training. The objective of this article is to evaluate how the Marginal Literature can contribute to a diversification and inclusion of peripheral cultural contents and themes in the practices of the reader's formation. It should be noted that not only the adoption of texts by authors linked to Marginal Literature (or other minority literatures) will solve any problem related to thematic diversity in the formation of the reader. However, if we want the present debate to initiate a reflection and possible re-signification of the practices and objectives that involve the formation of readers, from the adoption of varied literary manifestations, which are not even mentioned in the curricula.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernando Juarez de Cardoso, Mestre em Literatura Brasileira (UFRGS) e especialista em Formação do Leitor (UERGS)

Mestre em Literatura Brasileira e graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e especialista em Teoria e Prática da Formação do Leitor pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Possui experiência na área de Letras com ênfase em Literatura Brasileira atuando nos seguintes temas: literatura menor, literatura marginal, pobreza na literatura brasileira e formação do leitor.

Ana Maria Bueno Accorsi, Doutora em Letras – Teoria da Literatura (PUCRS). Professora adjunta na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Coordenadora do Curso de Especialização Latu Sensu, Teoria e Prática da Formação do Leitor (UERGS).

Doutora e Mestre em Linguística e Letras e Licenciada em Letras Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Literatura Anglo-Americana pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Consultora terapêutica em dependência química pelo CEFI (Centro de estudos da família e do indivíduo). Professora adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, nos cursos de Mestrado Profissional em Educação (unidade em Osório), Especialização em Teoria e Prática da Formação do Leitor, Graduação em Letras, licenciatura e Curso de Engenharia de Energia, Curso de Engenharia em Biociências e Biotecnologia, e Tecnologia em Automação Industrial (Unidade em Porto Alegre); Coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa e do Curso de Especialização "Teoria e Prática da Formação do Leitor", UERGS,Unidade em Porto Alegre. Orientadora de alunos do Mestrado Profissional em Educação e de alunos bolsistas de Iniciação Científica, e Extensão em Letras, pela FAPERGS, CNPq e UERGS. Experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Literatura, principalmente nos seguintes temas: qualificação do ensino, conhecimento de inglês, sucesso escolar, ensino de inglês, ensino de literatura, formação e qualificação do professor e formação do leitor. Lidera os grupos de pesquisa, CNPq, "Formação de Professores da Educação Básica: Linguagens e Artes em Contextos Educacionais" e "Linguagens e Culturas educacionais." integrante da Associação Brasileira de Leitura e da Associação Brasileira de Professores Universitários de Inglês. Membro eleito do Conselho Superior da Universidade (Consun), como representante docente. Membro do Comitê de Legislação e Normas do Consun/Uergs.

References

BATALHA, Maria Cristina. O que é uma Literatura Menor? Revista Cerrados, Brasília, v. 22, n. 35, p. 113-125, 2013.

BENEVENUTO, Silvana José. Literatura Marginal: a escrita como arma e instrumento de inserção cultural. In: ENCONTRO REGIONAL DE HISTÓRIA, XVIII, 2006, ANPUH/SP – UNESP/Assis. Anais... São Paulo, 24 a 28 de julho de 2006.

BLOOM, Harold. O cânone ocidental: os livros e a escola do tempo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

BRITTO, Luís Percival Leme. Escola, ensino de língua, letramento e conhecimento. Calidoscópio, Porto Alegre, vol. 5, n. 1, p. 24-30, jan./abr. 2007.

CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 45-58, jan./abr. 2008.

DALCASTAGNÈ, Regina. Uma voz ao sol: representação e legitimidade na narrativa brasileira contemporânea. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 20, p. 33-87, jul./ago. 2002.

DELEUZE, Gilles; GATTARI, Felix. Kafka: por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1977.

FERRÉZ. Literatura marginal: talentos da escrita periférica. São Paulo: Agir, 2005.

FERRÉZ. Capão pecado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005a.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.

HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Literatura Marginal. Disponível em: <http://www.heloisabuarquedehollanda.com.br/literatura-marginal/> Acesso em: 16 jan., 2017.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 10. ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1976.

KLEIMAN, Ângela Bustos. Oficina de leitura: teoria e prática. 9. ed. Campinas: Pontes, 2002.

LAJOLO, Marisa Philbert. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 1993.

LIMA, Vanessa Bastos; SEIDEL, Roberto Henrique. Literatura Marginal e Cultura da Periferia: uma análise da obra “Capão Pecado”, de Ferréz. Pontos de interrogação, Alagoinhas, vol. 1, n. 1, p. 142-157, jan./jun. 2011.

LINS, Paulo. Cidade de Deus. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

LOIS, Lena. Teoria e prática da formação do leitor: leitura e literatura na sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2010.

OLIVEIRA, Ângelo Bruno Lucas de. Estética Da Recepção e Cânon. Cadernos do IL, Porto Alegre, n. 39, p. 115-120, dez. 2009.

OLIVEIRA, Rejane Pivetta de. Literatura marginal: questionamentos à teoria literária. Ipotesi, Juiz de Fora, v. 15, n. 2, p. 31-39, jul./dez. 2011.

REIS, Roberto. Cânon. In: JOBIM, José Luís (org.). Palavras da crítica. Rio de Janeiro: Imago, 1992.

SANTOMÉ, Jurjo T. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, T. T. (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em Identidade e diferença. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2000.

SCHWARZ, Roberto. SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In. SILVA, Tomaz Tadeu da. Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em Identidade e diferença. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2000, p. 73-102.

VOGLER Bianca do Rocio; NETO, Miguel Sanches. O Manifesto Da Literatura Marginal: o texto “Terrorismo literário”, de Ferréz, e o poder de desvendamento do mundo e do movimento artístico da Literatura Periférica. Uniletras, Ponta Grossa, v. 35, n. 1, p. 83-93, jan./jun. 2013.

VOGT, Carlos. Trabalho/pobreza/trabalho intelectual. In. SCHWARZ, Roberto. Os pobres da literatura brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Published

31-08-2020

How to Cite

DE CARDOSO, F. J.; ACCORSI, A. M. B. The marginal in the formation of the reader. Travessias, Cascavel, v. 14, n. 2, p. e24584, 2020. DOI: 10.48075/rt.v14i2.24584. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/24584. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

[DT] À MARGEM: RESISTÊNCIAS E REEXISTÊNCIAS NA LITERATURA BRASILEIRA