CULTURA AFRICANA NO CINEMA: LEITURA CRÍTICA DA IMAGEM DO RACISMO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Delton Aparecido Felipe, Teresa Kazuko Teruya

Resumo

Este trabalho apresenta uma leitura crítica do conteúdo de um filme que trata

do preconceito racial. Busca responder a seguinte questão: de que maneira o cinema, ao

mostrar os conflitos sociais gerados pelas leis raciais, pode contribuir para formar

professores mais preparados e capazes de lidar com o racismo e o preconceito na sala de

aula? Neste sentido, foi selecionado o filme: “Sarafina o som da liberdade”, como fonte de

pesquisa, com o objetivo de investigar os aspectos culturais, econômicos, sociais e políticos

da África, a fim de propor uma metodologia de análise fílmica, com base nos Estudos

Culturais. A utilização do filme na escola, nesta perspectiva, pode ampliar a nossa

compreensão da lógica da dominação pela segregação racial e contribuir para mobilizar

ações de valorização e de reconhecimento da história e cultura africana e afro-descendente.

Palavras-chave

Educação; Linguagem cinematográfica; Apartheid; Estudos.

Texto completo:

PDF