CULTURA AFRICANA NO CINEMA: LEITURA CRÍTICA DA IMAGEM DO RACISMO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
Este trabalho apresenta uma leitura crítica do conteúdo de um filme que trata
do preconceito racial. Busca responder a seguinte questão: de que maneira o cinema, ao
mostrar os conflitos sociais gerados pelas leis raciais, pode contribuir para formar
professores mais preparados e capazes de lidar com o racismo e o preconceito na sala de
aula? Neste sentido, foi selecionado o filme: “Sarafina o som da liberdade”, como fonte de
pesquisa, com o objetivo de investigar os aspectos culturais, econômicos, sociais e políticos
da África, a fim de propor uma metodologia de análise fílmica, com base nos Estudos
Culturais. A utilização do filme na escola, nesta perspectiva, pode ampliar a nossa
compreensão da lógica da dominação pela segregação racial e contribuir para mobilizar
ações de valorização e de reconhecimento da história e cultura africana e afro-descendente.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDireitos autorais 2007 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.