CULTURA AFRICANA NO CINEMA: LEITURA CRÍTICA DA IMAGEM DO RACISMO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Delton Aparecido Felipe, Teresa Kazuko Teruya

Resumo


Este trabalho apresenta uma leitura crítica do conteúdo de um filme que tratado preconceito racial. Busca responder a seguinte questão: de que maneira o cinema, aomostrar os conflitos sociais gerados pelas leis raciais, pode contribuir para formarprofessores mais preparados e capazes de lidar com o racismo e o preconceito na sala deaula? Neste sentido, foi selecionado o filme: “Sarafina o som da liberdade”, como fonte depesquisa, com o objetivo de investigar os aspectos culturais, econômicos, sociais e políticosda África, a fim de propor uma metodologia de análise fílmica, com base nos EstudosCulturais. A utilização do filme na escola, nesta perspectiva, pode ampliar a nossacompreensão da lógica da dominação pela segregação racial e contribuir para mobilizarações de valorização e de reconhecimento da história e cultura africana e afro-descendente.

Texto Completo: PDF

Revista Travessias


e-ISSN 1982-5935

Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná 
Campus de Cascavel
Programa de Pós-Graduação em Letras 

Rua Universitária, 2069 - Jardim Universitário
Cascavel – Paraná - CEP: 85819-110
| revistatravessias@gmail.com |

Sobre o Projeto SABER | Unioeste | IBICT