A COMPLEXIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR
Palavras-chave:
Revolução Científica, Teoria da Complexidade, Pedagogia.Resumo
Este artigo tenta situar-se no “entrelugar3”, no isto e no aquilo, no micro e nomacro, desconfiando do legado epistemológico do eurocentrismo, que nos impede de
compreender o mundo a partir de sua diversidade social. O paradigma ainda vigente no
cotidiano escolar e que atua no currículo, inspirou-se na racionalidade científica clássica,
protagonizando a subalternização dos saberes, a tendência à homogeneidade e a negação da
diversidade cultural. Estes ransos ainda estão presentes no cotidiano escolar da Educação
Infantil, com a perspectiva ilusória de que é possível ensinar tudo a todos,
simultaneamente, na ordenação dos conteúdos e dos tempos, num projeto de currículo
unificado. Na trajetória da história da educação, em que confluem o conhecimento
teológico, a ciência e a filosofia, somos desafiados a problematizar as representações
construídas no campo educacional, inclusive a da criança entendida como um adulto em
miniatura, talvez mais do que isso, fomentar outras questões.
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