DIFERENCIAL CURRICULAR! CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO QUÍMICO ATRAVÉS DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS (RSD)

Autores

  • Rosangela Inês Matos Uhmann
  • Otavio Aloísio Maldaner

Palavras-chave:

Competência Profissional, Contextualização, Aprendizagem.

Resumo

O presente artigo discute a transformação do sistema escolar a partir da contextualização e resolução da problemática dos Resíduos Sólidos Domésticos (RSD), ligados aos principais conceitos químicos, inicialmente com uma turma do 1º ano do Ensino Médio na rede pública estadual de Roque Gonzáles, com progressiva extensão às outras classes escolares. Considerações estas, imbricada no trabalho de Pós-Graduação, elaboradas a partir da análise/reflexão das aulas planejadas, gravadas, redigidas e embasadas numa Situação de Estudo (SE), voltada à realidade dos alunos no compromisso de construção/produção e apropriação do conhecimento por parte do educando e educador, para que todos sejam capazes de intervir na realidade da sociedade com qualidade formal e política. O trabalho inicia com um bom referencial teórico e, continua examinando os princípios e resultados do projeto de pesquisa fundamentados numa metodologia diferenciada. As contribuições estão relacionadas na SE como possibilidade e comprometimento a ser incorporada no planejamento escolar, inserida em decisões alicerçadas e responsáveis no compromisso social e contexto em que se trabalha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-12-2007

Como Citar

MATOS UHMANN, R. I.; MALDANER, O. A. DIFERENCIAL CURRICULAR! CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO QUÍMICO ATRAVÉS DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMÉSTICOS (RSD). Travessias, Cascavel, v. 1, n. 1, p. e2774, 2007. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2774. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO