Materialização do hiper-real na matriz: intermidialidade entre Baudrillard e Matrix
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v15i2.27776Palavras-chave:
Matrix, hiper-real, intermidialidade, simulações.Resumo
As influências da teoria de Jean Baudrillard em Simulacro e Simulação (1991) presentes em Matrix (1999) podem ser interpretadas através do processo de transposição midiática (RAJEWSKY, 2005). Na teoria, a reprodução do hiper-real acontece através da manipulação da verdade, produção desenfreada de simulacros e coletivização das identidades. Esse é o livro referência para a produção cinematográfica. No filme, essas teorias são analisadas através da experiência dentro do programa de simulação, Matrix, criado pelas máquinas. Nesse sistema virtual, a mente está sujeita à escravidão já que é através dela que ocorrem os inputs e outputs de informação enviados para o cérebro para manter os seres humanos entorpecidos. Este artigo busca explicitar os pontos de conexão entre as duas obras e analisar como o conceito de intermidialidade auxilia na compreensão da transposição entre as duas mídias: a escrita e a produção cinematográfica. Por fim, observa-se que a relação entre as duas obras aqui citadas é um processo essencialmente de intermidialidade.
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