FUGINDO DA BANALIDADE:O USO DO ORKUT COMO EXTENSÃO DA SALA DE AULA

Autores

  • Adriano Medeiros Costa
  • Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade

Palavras-chave:

Orkut, Comunidade virtual, Debate, Colaboracionismo, Educação.

Resumo

Este artigo pretende trazer uma contribuição para o campo educacional

através de uma reflexão sobre as possibilidades e implicações do uso do site de

comunidades virtuais (rede social on-line) Orkut como uma extensão da sala de aula,

notadamente de debates. Sem que assim seja necessário ter que “escolarizar” a ferramenta.

Com isso, busca-se lançar um olhar sobre o Orkut como uma ferramenta de extensão e de

auxílio no processo de ensino-aprendizagem. Ajudando a difundir conceitos tão em voga

como educação permanente, autonomia, iniciativa, colaboracionismo, “cultura livre” e

respeito às diferenças. Lembrando que o “aprender” não se encerra nos espaços fora da

sala de aula, ele não tem fim. Mas para isso é preciso conhecer os alunos, antes de

estabelecermos metodologias de ensino “virtuais” e nos preocuparmos em contextualizar o

que queremos abordar de forma realista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-12-2007

Como Citar

COSTA, A. M.; MASCARENHAS DE ANDRADE, A. A. FUGINDO DA BANALIDADE:O USO DO ORKUT COMO EXTENSÃO DA SALA DE AULA. Travessias, Cascavel, v. 1, n. 1, p. e2781, 2007. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2781. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO