FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: O ENSINO DA FILOSOFIA NA PERSPECTIVA FREIREANA

Autores

  • José Ernesto de Fáveri

Palavras-chave:

Pedagogia libertadora, filosofar, Consciência crítica, Dialética da

Resumo

 

A abordagem do ensino de Filosofia na visão teórica de Paulo Freire requer uma intensa vivência com reversibilidade na comunicação dialógica. O professor e os alunos são considerados sujeitos pensantes, produtores de idéias vinculadas à realidade concreta. Organizar essas novas idéias no pensamento se torna uma dinâmica de produção do conhecimento pelo filosofar, superando o limitado processo de transferência mecânica do conhecimento filosófico. Esta obra, a construção e a abordagem coletiva do filosofar no ensino de graduação, é o relato e a análise de uma experiência, tomando como base a tese de que é possível viver o que se pensa e, pensar o que se vive.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-08-2008

Como Citar

DE FÁVERI, J. E. FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: O ENSINO DA FILOSOFIA NA PERSPECTIVA FREIREANA. Travessias, Cascavel, v. 2, n. 2, 2008. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3033. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO