VÍDEOS DIDÁTICOS: UMA PROPOSTA DE CRITÉRIOS PARA ANÁLISE

Autores

  • Luiz Fernando Gomes

Palavras-chave:

recursos audiovisuais, linguagem audiovisual, análise qualitativa

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor cinco categorias para análise de materiais
audiovisuais educacionais, de modo a fornecer subsídios que auxiliem o professor na escolha
dos vídeos a serem utilizados em suas aulas. Para tanto, são apresentados conceitos que
definem o vídeo didático como um produto específico, produzido com intenção didáticopedagógica
e que considera seu contexto de recepção como sendo especialmente a escola e a
sala de aula, sendo, portanto, intrinsecamente diferente dos vídeos de documentários,
entrevistas, reportagens, etc. Essa diferença pode ser de ordem discursiva (Coutinho, 1997) ou
técnica, além de sua intencionalidade pedagógica, como nos mostram os trabalhos de Ferrés
1996, 1998, 2001) e Cabero (2001), entre outros. Os critérios de análise propostos envolvem a
linguagem audiovisual e as características pedagógicas dos vídeos didáticos.

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Publicado

18-03-2010

Como Citar

GOMES, L. F. VÍDEOS DIDÁTICOS: UMA PROPOSTA DE CRITÉRIOS PARA ANÁLISE. Travessias, Cascavel, v. 2, n. 3, p. e3128, 2010. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3128. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO