A CONSTRUÇÃO IMAGÉTICA DO “VERÃO SEM VERGONHA”

Sandra Dalcul Depexe

Resumo


O significado de uma imagem está circunscrito na percepção humana, nas experiências e expectativas de cada indivíduo. Logo, dependendo da maneira como é interpretada, toda e qualquer imagem pode assumir diversos significados. Neste contexto, a escolha das ilustrações de uma publicidade requer cuidado especial: a imagem conduz uma mensagem que pode ser eficaz e condizente com o produto, ou o contrário, levando ao fracasso. Assim, o presente artigo analisa a imagem, utilizada pela marca Dove, em um anúncio da campanha "Verão Sem Vergonha". Além da observação denotativa e conotativa, a metodologia sugerida por Semprini (1995) é utilizada para uma análise semiótica. Igualmente são traçadas reflexões a respeito da proposta deste anúncio.

Palavras-chave


Análise de imagem; publicidade; beleza; paixão; análise semiótica.

Texto completo:

PDF


Direitos autorais 2010 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.