Memórias impossíveis, meninos inventados (e suas iluminuras)
Palavras-chave:
POESIA, ILUSTRAÇÃO, MANOEL DE BARROS, JORGE DE LIMA.Resumo
A relação entre literatura e arte, aqui analisada sob as perspectivas da proposta artística do livro e do lugar da ilustração, tende cada vez mais para a constituição de um terceiro produto (literário e artístico). A ilustração deixa seu papel explicativo e ganha uma função estética que participa do projeto artístico do livro enquanto obra de arte. Apresentamos aqui dois livros de propostas estéticas singulares (memórias inventadas, de Manoel de Barros e O Mundo do Menino Impossível, de Jorge de Lima), explicitando neles a importância de uma relação consistente entre texto e imagem. No caso do livro de barros, restringimo-nos à análise geral do projeto, seguida da análise de um dos poemas e sua respectiva ilustração. A obra de Lima compõe-se de um poema só, o que permitiu sua análise de forma mais completa. Defendemos o cuidado com esses projetos originais em casos de reedição ou republicação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob CC-BY-NC-SA 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com indicação da autoria e publicação inicial nesta revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.