O GÊNERO ORAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: ATIVIDADE DE RECONHECIMENTO
Palavras-chave:
Ensino, Gênero Oral, Sequência Didática.Resumo
RESUMO: Com o objetivo de contribuir com a ampliação do campo de discussões sobre o ensino-aprendizagem sistematizado de gêneros orais e os aspectos da oralidade, partindo de dados concretos de um trabalho de ensino-aprendizagem, propomos neste artigo apresentar um trabalho efetivado em sala de aula com o gênero oral notícia televisiva, o qual foi desenvolvido em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Cascavel/PR, e esteve pautado no procedimento teórico-metodológico denominado Sequência Didática. O trabalho efetivado foi embasado teoricamente nos estudos do Círculo de Bakhtin, Interacionismo Sociodiscursivo e Análise da Conversação e foi idealizado no Curso de Formação Continuada, coordenado pelas professoras Drª. Terezinha da Conceição Costa-Hübes e Carmen Teresinha Baumgärtner, denominado Grupo de Estudos de Língua Portuguesa e Produção de Material Didático (GELP). O trabalho de ensino totalizou 52 horas/aula, organizadas sequencialmente em: apresentação de uma situação de comunicação e seleção de um gênero; atividade de reconhecimento das características do gênero selecionado; atividade de produção textual; e circulação dos textos produzidos pelos alunos. Neste momento, tratamos do módulo de atividade de reconhecimento do gênero, buscando elencar como foi possível abordar algumas características desse gênero oral e dos aspectos da oralidade, a partir da prática de pesquisa, leitura e análise linguística.
Palavras-Chave: Ensino, Língua Portuguesa, Gêneros, Oralidade, Sequência Didática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.