O GÊNERO ORAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: ATIVIDADE DE RECONHECIMENTO

Autores

  • Rosiane Moreira da Silva Swiderski
  • Terezinha da Conceição Costa-Hübes
Agências de fomento
Fundação Araucária

Palavras-chave:

Ensino, Gênero Oral, Sequência Didática.

Resumo

RESUMO: Com o objetivo de contribuir com a ampliação do campo de discussões sobre o ensino-aprendizagem sistematizado de gêneros orais e os aspectos da oralidade, partindo de dados concretos de um trabalho de ensino-aprendizagem, propomos neste artigo apresentar um trabalho efetivado em sala de aula com o gênero oral notícia televisiva, o qual foi desenvolvido em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Cascavel/PR, e esteve pautado no procedimento teórico-metodológico denominado Sequência Didática. O trabalho efetivado foi embasado teoricamente nos estudos do Círculo de Bakhtin, Interacionismo Sociodiscursivo e Análise da Conversação e foi idealizado no Curso de Formação Continuada, coordenado pelas professoras Drª. Terezinha da Conceição Costa-Hübes e Carmen Teresinha Baumgärtner, denominado Grupo de Estudos de Língua Portuguesa e Produção de Material Didático (GELP). O trabalho de ensino totalizou 52 horas/aula, organizadas sequencialmente em: apresentação de uma situação de comunicação e seleção de um gênero; atividade de reconhecimento das características do gênero selecionado; atividade de produção textual; e circulação dos textos produzidos pelos alunos. Neste momento, tratamos do módulo de atividade de reconhecimento do gênero, buscando elencar como foi possível abordar algumas características desse gênero oral e dos aspectos da oralidade, a partir da prática de pesquisa, leitura e análise linguística.

Palavras-Chave: Ensino, Língua Portuguesa, Gêneros, Oralidade, Sequência Didática. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-09-2012

Como Citar

SWIDERSKI, R. M. da S.; COSTA-HÜBES, T. da C. O GÊNERO ORAL NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: ATIVIDADE DE RECONHECIMENTO. Travessias, Cascavel, v. 6, n. 2, p. e6453, 2012. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/6453. Acesso em: 27 nov. 2024.

Edição

Seção

EDUCAÇÃO