A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NA E PELA LINGUAGEM
Palavras-chave:
Linguagem, Identidade, Agricultores desapropriadosResumo
As discussões recentes, no campo das Ciências Sociais, abordam a temática da produção da identidade como mediada pelas interações linguísticas, culturais e sócio-históricas dos sujeitos. Essas interações ocorrem pela linguagem, concebida como um sistema de significação por meio da qual as identidades são continuamente construídas. A partir desses pressupostos, no presente trabalho, temos como objetivo discutir como ocorreu a construção da identidade dos agricultores do extremo oeste do Paraná, em processo de desapropriação de suas terras para a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Serão analisados alguns relatos expressos no documento “O Mausoléu do Faraó”, escrito pelo jornalista Antônio Carlos Moura e publicado em agosto de 1978 pela Comissão Pastoral da Terra. Teoricamente nos amparamos nos Estudos Culturais de Hall (2005), Woodward (2011) e Silva (2011), trazendo também algumas reflexões de Moita Lopes (2002, 2003) no que concerne a relação entre linguagem e identidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.