A FRONTEIRA EM SELVA TRÁGICA: OS SONHOS PARA ALÉM DO RIO PARAGUAI
Resumo
Em Selva Trágica (2011), Hernâni Donato narra a partir da fronteira Brasil-Paraguai, onde Ponta Porã, no antigo Mato Grosso unificado, se une a terras paraguaias, e, nesse espaço fronteiriço estetizado na narrativa, se estabelecem relações que vão além de conflitos resultantes de diversidades étnicas e culturais, pois, a fronteira não se apresenta como limite divisório, mas sim como palco da luta por sobrevivência de personagens que são explorados por um cruel sistema de exploração de erva-mate. Este sistema, sob o comando de uma empresa argentina, recrutava trabalhadores da região para trabalhar em regime semiescravo nos ervais pertencentes ao monopólio da empresa Mate Laranjeira. Em Selva Trágica, é marcante a relação dos oprimidos com o sonho de fuga que se projeta além do Rio Paraguai, nesse sentido, este artigo visa explicitar esta representação na narrativa e refletir sobre como ela é perpassada pela troca identitária decorrente do espaço híbrido no qual é representada, com base nos pressupostos teóricos de Stuart Hall (2011) e Homi Bhabha (2010). O “além-rio” representa na narrativa a liberdade da opressão sofrida, mas é no entre-lugar que representa que se constroem as identidades em trânsito.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.