FITOSSOCIOLOGIA DE COMUNIDADES DE PLANTAS DANINHAS NO CULTIVO DE CRAMBE, EM DIFERENTES ESPAÇAMENTOS ENTRE LINHAS E DENSIDADES POPULACIONAIS

Autores

  • Lucas Guilherme Bulegon
  • Deise Dalazen Castagnara
  • Paulo Sergio Rabello de Oliveira
  • Tiago Zoz
  • Mauricio Dutra Zanotto

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v6i2.17461
Agências de fomento

Resumo

o crambe é uma opção para a rotação de cultura durante o inverno, para isso além do seu valor econômico, deve apresentar supressão nas plantas invasoras para o cultivo seguinte. Desta forma este trabalho teve por objetivo avaliar os efeitos de espaçamentos entre linhas e densidades populacionais na flora infestante na cultura do crambe cultivado no período de inverno, na região oeste do Paraná. Para utilizou-se um delineamento em blocos ao acaso, em esquema fatorial, com dois espaçamentos entre linhas de semeadura 0,2 e 0,4 m e quatro densidades de semeadura 15, 25, 35 e 45 plantas por metro. Ao final do cultivo do crambe foi avaliado a fitossociologia infestante na cultura pela contagem das plantas contidas dentro da área conhecida. Após foi calculado a densidade, a frequência e a abundância relativa, que somado representam o índice de valor de importância de plantas daninhas (IVI). Os resultados mostram que existe uma ampla flora de plantas infestantes, com predomínio da família asteraceae. No espaçamento de 0,2 m a Coronopus didymus, Ipomea nil tiveram destaques, na densidade de 45 plantas m-1 maior IVI se deu também para a Ageratum conyzoides. Dentro do espaçamento de 0,4 várias daninhas se destacaram dentro das densidades de semeadura, mas a I. nil se destacou. Conclui-se assim que a I. nil é a principal daninha incidente no crambe, as densidades de semeadura não causaram interferência, e o espaçamento de 0,2m reduz a incidência de plantas invasoras, com predomínio daquelas prostadas e/ou rasteiras. 

Downloads

Publicado

30-07-2017

Como Citar

BULEGON, L. G.; DALAZEN CASTAGNARA, D.; RABELLO DE OLIVEIRA, P. S.; ZOZ, T.; DUTRA ZANOTTO, M. FITOSSOCIOLOGIA DE COMUNIDADES DE PLANTAS DANINHAS NO CULTIVO DE CRAMBE, EM DIFERENTES ESPAÇAMENTOS ENTRE LINHAS E DENSIDADES POPULACIONAIS. Acta Iguazu, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 59–70, 2017. DOI: 10.48075/actaiguaz.v6i2.17461. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/17461. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS