Variação anatômica e fisiológica do amendoim (cultivar IAPAR 25 Tição) cultivado sob diferentes regimes hídricos

Autores

  • Julia Pelegrineli Fasolin UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • Valdir Zucareli UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
  • Juliana Carbonieri Universidade Estadual de Londrina
  • Getúlio Takashi Nagashima Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR
  • Heverly Morais Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR
  • Paulo Henrique Caramori Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR
  • Moacyr Eurípedes Medri Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i3.19583
Agências de fomento
Ao Instituto Agronômico do Paraná, pelo estrutura fornecida para a realização dos experimentos e análises. Ao Dr. Celso Jamil Marur e ao André, pelo apoio científico e auxílio ao longo do experimento.

Palavras-chave:

Arachis hypogaea, déficit hídrico, trocas gasosas.

Resumo

O objetivo desse trabalho foi verificar as alterações anatômicas e processos fisiológicos da cultivar de amendoim IAPAR 25 Tição, cultivada sob diferentes regimes hídricos. O delineamento experimental utilizado foi blocos ao acaso, com três tratamentos e quinze repetições de um vaso por parcela. Os regimes hídricos foram: controle, no qual as plantas foram mantidas em condições de capacidade de campo (CC), estresse moderado (EM) e estresse severo (ES), com restrição de 50% e 75% de água em relação ao controle, respectivamente. Houve redução no crescimento e na área foliar da cultivar IAPAR 25 Tição e decréscimo na produção final da massa de matéria seca. No período inicial de estresse, ocorreram reduções no conteúdo relativo de água, na assimilação de CO2, condutância estomática e transpiração. Sob condições de estresse hídrico, a cultivar analisada apresentou maior densidade estomática, com estômatos menores em ambas as faces da epiderme e maior quantidade de cristais de oxalato de cálcio. Os resultados indicam mecanismos de aclimatação à deficiência hídrica.

Biografia do Autor

Julia Pelegrineli Fasolin, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Engenheira Agrônoma mestre em fitossanidade

Downloads

Publicado

06-10-2019

Como Citar

FASOLIN, J. P.; ZUCARELI, V.; CARBONIERI, J.; NAGASHIMA, G. T.; MORAIS, H.; CARAMORI, P. H.; MEDRI, M. E. Variação anatômica e fisiológica do amendoim (cultivar IAPAR 25 Tição) cultivado sob diferentes regimes hídricos. Acta Iguazu, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 92–104, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v8i3.19583. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/19583. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS