Desenvolvimento, produtividade e qualidade de physalis conduzido em diferentes sistemas de tutoramento
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v9i2.23538Palavras-chave:
Palavras-chave, Physalis peruviana L., plastocrono, sistemas de tutoramento.Resumo
Resumo: a physalis (Physalis peruviana L.) é uma solanácea de grande valor nutricional e econômico que aos poucos está sendo incorporada ao cultivo de pequenas frutas de sabor exótico no Brasil. Para melhorar o desenvolvimento da planta e aumentar a produtividade e foram testados três sistemas de tutoramento (em “X”, “Y” e “V”) além da testemunha qualidade dos frutos, utilizam-se algumas práticas de manejo, tais como tutoramento e podas. Neste trabalho (livre desenvolvimento). O objetivo foi avaliar o sistema de tutoramento mais adequados para o desenvolvimento vegetativo (medido através do plastocrono), produtividade (através de determinações de massa dos frutos com e sem cálice e diâmetro dos frutos) e qualidade de frutos (através do pH, acidez, sólidos solúveis, firmeza de polpa e colorimetria). Para determinações do desenvolvimento foi instalado um experimento de campo no setor de Horticultura da UFSM, região central do Rio Grande do Sul. As determinações de produtividade e qualidade foram realizadas a partir dos frutos produzidos neste experimento. O plastocrono é afetado pelo número de hastes mantidas na planta, sendo maior no tutoramento em X. Para maiores produtividades recomenda-se o tutoramento em X e para melhor qualidade de frutos o tutoramento em Y.
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