Características agronômicas do milho em função da adubação nitrogenada e troca de engrenagens na semeadora
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v10i2.27085
Supporting Agencies
Keywords:
Zea mays, Nitrogênio, regulagem da semeadoraAbstract
O milho é cultivado mundialmente, sendo amplamente utilizado como fonte energética na alimentação humana e animal. As características e produtividade da cultura estão intimamente associadas à adubação e semeadura. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da aplicação de nitrogênio e da troca das engrenagens da semeadora sob os caracteres produtivos da cultura do milho. O experimento foi realizado em condições de campo utilizando-se o Delineamento em Blocos Casualizados (DBC) em esquema fatorial 4x4, sendo o primeiro fator constituído por quatro engrenagens (15, 18, 21 e 24 dentes) no eixo movido da semeadora, correspondentes a 80, 70, 60 e 50 mil plantas ha-1, respectivamente, e o segundo por quatro doses de nitrogênio (0, 30, 60 e 90 kg ha-1) em cobertura com três repetições. O solo foi gradeado e submetido à adubação de fundação. O fator engrenagem foi significativo (p<0,05) para variável comprimento de espigas (CE), sendo os maiores valores obtidos com uso da maior engrenagem e significativo (p<0,01) para as variáveis número de plantas (NP), massa de espigas com palha (MECP) e massa de espigas sem palha (MESP). A aplicação de nitrogênio influenciou o desenvolvimento de milho verde, ampliando o Comprimento de Espigas (CE), Altura de inserção das Espigas em relação à superfície do solo (AE), Diâmetro de Plantas (DP), Altura de Plantas (AP) e Massa de Plantas (MP). Ao comparar a maior com a menor engrenagem, constatou-se diferença entre o comprimento de espigas devido redução de 36% no espaçamento entre plantas.Downloads
Published
23-06-2021
How to Cite
TAVARES, M. S.; PINTO, L. A.; PINHEIRO, C. C.; PINHEIRO, J. C.; PINTO, A. A.; DA CAMARA, F. T. Características agronômicas do milho em função da adubação nitrogenada e troca de engrenagens na semeadora. Acta Iguazu, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 77–89, 2021. DOI: 10.48075/actaiguaz.v10i2.27085. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/27085. Acesso em: 21 nov. 2024.
Issue
Section
ARTIGOS CIENTÍFICOS
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.