AVALIAÇÃO DA MORTALIDADE E REPRODUÇÃO DE DAPHNIA MAGNA SUBMETIDA AO HERBICIDA GLIFOSATO
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v5i5.15921Resumen
A preocupação com o uso excessivo de agrotóxicos próximo a corpos hídricos é crescente, pois sua contaminação causa desequilíbrio nos ambientes aquáticos e em consequência aos organismos desses habitats. O herbicida glifosato por apresentar baixa toxicidade ao ser humano é um dos agrotóxicos mais utilizados e tem um amplo espectro. Nesse sentido o trabalho teve como objetivo estimar a concentração letal 50% do herbicida glifosato sobre o microcrustáceo Daphnia magna por meio do teste agudo e avaliar a consequência da concentração letal e subletais sobre a reprodução, através do teste crônico. Com uma solução estoque do glifosato 48%, definiu-se as concentrações 0,4217 mg/L; 1,2652 mg/L; 2,1087 mg/L; 2,9522 mg/L e 3,7957 mg/L. O teste agudo, apresentou como concentração efetiva (CE50) de 2,1087 mg/L no período de 48h, já o teste crônico demonstrou problemas na reprodução dos organismos-teste. Desta forma o experimento permitiu identificar a concentração limitante para sobrevivência e reprodução das Daphnia magna.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.