Produtividade de tomate cereja (Solanum lycopersicon Mill.) em função da adubação orgânica à base de pequi (Caryocar coriaceum Willd Poir.)

Autores

  • Toshik Iarley da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Antônio Jorge Soares Feitosa Universidade Federal do Cariri
  • Tamires Coelho Matias Maciel Universidade Federal do Cariri
  • Cláudia Araújo Marco Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i1.17125
Agências de fomento

Palavras-chave:

Cultivo, Solanaceae, resíduos orgânicos.

Resumo

O tomate (Solanum lycopersicon L.), família Solanaceae, é um dos frutos mais utilizados no mundo, apresentando múltiplas formas de uso culinário como também sendo dotado de propriedades benéficas à saúde humana. A cultura é considerada, dentre as hortaliças, uma das espécies mais exigentes em adubação. Com vista nisso, o presente trabalho buscou avaliar o potencial do composto orgânico produzido a partir das cascas do pequi (Caryocar coriaceum) no cultivo do tomate cereja. O experimento foi desenvolvido no Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade da Universidade Federal do Cariri. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado com cinco tratamentos correspondendo à diferentes proporções do composto a base de pequi e solo -S1- 3:0 (Solo:Composto); S2- 3:1; S3- 3:2; S4- 3:3 e S5-0:3] e quatro repetições, com duas plantas por repetição, totalizando 40 parcelas. Foram avaliadas as seguintes variáveis: altura da planta (cm); massa de frutos (Kg); diâmetro de frutos (cm); comprimento de frutos (cm); teor de sólidos solúveis totais (°Brix); número de frutos por planta e produtividade (t ha-1). Os dados obtidos foram submetidos ao teste de normalidade de Shapiro-Wilk e quando significativo, foi realizada a análise de variância e ao serem significativos as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5%. O tomate cereja produzido com composto orgânico de cascas de pequi apresentou resultados satisfatórios para as variáveis analisadas. Os valores nutricionais desse composto estão dentro dos padrões estabelecidos, o que lhe caracteriza como sustentável e economicamente viável. Isso indica que o mesmo pode ser utilizado para o cultivo do tomate na região de estudo.

Downloads

Publicado

04-03-2019

Como Citar

DA SILVA, T. I.; FEITOSA, A. J. S.; MACIEL, T. C. M.; MARCO, C. A. Produtividade de tomate cereja (Solanum lycopersicon Mill.) em função da adubação orgânica à base de pequi (Caryocar coriaceum Willd Poir.). Acta Iguazu, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 50–59, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v8i1.17125. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/17125. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS