Questões de gênero no mundo rural e na extensão rural brasileira
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v4i1.13526Palavras-chave:
Feminismo, gênero, meio ruralResumo
Os movimentos feministas têm avançado na busca pela garantia de direitos iguais aos do homem. As características biológicas de homens e mulheres são herdadas, enquanto as diferenças de gênero são construídas socialmente e por isso podem variar no tempo e no espaço e são sujeitas às mudanças. Assim, considerando o meio rural observa-se que o trabalho realizado pela mulher agricultora não é visto, e tão pouco reconhecido como um trabalho, sofrendo diferentes preconceitos e se estende para as atividades de extensão rural no Brasil. Nesse sentido, este estudo analisou algumas conexões entre o movimento feminista e a construção da categoria gênero, dando ênfase ao meio rural e a extensão rural brasileira. Dessa forma, esse estudo permitiu abordar que o feminismo está longe de ser um consenso na sociedade como um todo, inclusive na brasileira. Além disso, quando se discute as questões de gênero no meio rural e na extensão rural nota-se que essas relações estão ainda menos presentes nesse contexto. As perspectivas são de que sejam revistas as políticas públicas, mesmo existindo ainda um conflito entre as mulheres rurais e o mundo rural contemporâneo, necessitando de um avanço nas discussões da extensão rural e do desenvolvimento rural do país.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Alamedas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.