Formas alternativas de produção em assentamentos de reforma agrária do MST agroecologia em questão
o caso do assentamento Ander Rodolfo Henrique Diamante D'Oeste - Paraná
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v5i1.16442Palavras-chave:
Assentamentos. Agroecologia. Desenvolvimento sustentável.Resumo
Este estudo tem por objetivo geral analisar os processos de ruptura e de descontinuidade das práticas agroecológicas em assentamento de reforma agrária do MST bem como analisar o condicionamento dos assentados no Projeto de Desenvolvimento do Assentamento (PDA) a ser colocado em prática. Neste sentido, analisamos a distância das representações objetivas e subjetivas dos assentados e dos organizadores em relação à agroecologia. Os procedimentos metodológicos adotados foram a aplicação de questionários e a realização de entrevistas com 46 famílias de assentados. Utilizou-se de farta bibliografia com o marco teórico da agroecologia e da questão agrária. Os primeiros resultados da pesquisa indicam que a proposta do PDA não foi bem aceita pelos assentados.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Alamedas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.