Aspectos filosóficos na licenciatura em Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v5i1.16599Palavras-chave:
Filosofia, Educação do Campo, Licenciatura, Projeto político-pedagógico.Resumo
Na institucionalização da Licenciatura em Educação do Campo se torna fundamental a construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP), que é constituído com base em fundamentos filosóficos, que trazem questões sobre como essa instituição reflete e concebe a realidade do campo, bem como concepções dos sujeitos do campo, do território, da educação e dos próprios Educadores do Campo. Sendo assim, o objetivo aqui posto foi resgatar e trazer reflexões sobre esses fundamentos filosóficos do PPP da LEdoC da UFG, a partir de uma Pesquisa Documental, utilizando a Análise de Conteúdo. Nota-se que o PPP desenvolve uma filosofia da Educação do Campo ou filosofia do homem do campo para embasar suas concepções acerca dos processos educativos da LEdoC, concebe uma formação voltada para a realidade concreta do campo brasileiro, frisando a importância da vinculação a cultura e aos modos de vida dos sujeitos. Há, porém, problemáticas, como no processo de construção do documento (que não reflete uma perspectiva coletiva), e a dificuldade de se materializar no mesmo questões que marcam a Educação do Campo de maneira mais radical, como questões relacionadas a reforma agrária e formação de intelectuais com consciência de classe trabalhadora.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Alamedas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.