Tempo narrado
vozes e silenciamentos de trabalhadores rurais sem terra retornados do Paraguai
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v7i1.22697Palavras-chave:
Memória. Esquecimento. Retorno migratório.Resumo
Este artigo parte da interpretação das narrativas orais de trabalhadores rurais que passaram pela experiência migratória de retorno ao Brasil nas últimas três décadas. As narrativas são documentos coletados durante a pesquisa etnográfica de doutoramento realizada no Acampamento Sebastião Camargo, vinculado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. As histórias narradas por homens e mulheres, trabalhadores rurais, Sem Terra trazem as lembranças da experiência de vida nas colônias existentes no Paraguai, mas também marcam o esquecimento e, consequentemente, o silenciamento. Ao pensar estas narrativas de vida como importantes para a escrita da história da fronteira no Oeste do Paraná, destacaremos as construções de memórias coletivas e individuais dialogando com Jöel Candau e Michael Pollak, dando ênfase ao que é permitido lembrar e esquecer, processos construtivos do apagamento dos trabalhadores que passaram pela experiência de retorno. Diante disso, a reflexão será ancorada nas ideias de Abdelmalek Sayad por entender o retorno como uma condição daquele que migra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Alamedas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.