Relatório de campo de visita frustrada à federación de mototaxistas de Cuidad Del Este
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v8i1.23546Palavras-chave:
observação participante, fronteira, temporalidadeResumo
O presente trabalho tem como objetivo descrever uma ida ao campo de pesquisa, feita por nós, mas que não foi bem sucedida, e como pudemos mudar o foco de nossa atenção a tempo de transformarmos um contratempo em uma fonte de observações valiosas a respeito das diferenças que dois espaços contíguos, as cidades de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, podem acarretar nos ritmos da vida cotidiana de sujeitos diversos, tendo como local de pesquisa o ônibus de linha internacional que liga as duas cidades. Para tanto lançamos mão da observação participante como método de pesquisa, e pudemos ainda avaliar a atuação dos fiscais da Receita Federal brasileira no ato de combater o contrabando e o descaminho, acrescentando observações a um trabalho anteriormente feito por nós. Esperamos, ao final do trabalho contribuir para exemplificar como fizemos o trabalho de campo, e quais conclusões pudemos acrescentar ao estudo de nossa realidade fronteiriça, demonstrando que há uma multiplicidade de modos de se apreender o real, e que podemos ter um olhar múltiplo ao irmos em campo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alamedas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.