O CONCEITO DE FILOSOFIA DO DIREITO E A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL EM ALYSSON MASCARO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v9i2.28141
Agências de fomento

Palavras-chave:

Filosofia. Filosofia do Direito Contemporânea. Jusfilosofias Críticas.

Resumo

O presente trabalho objetiva introduzir o pensamento crítico de Alysson Mascaro, por meio dos conceitos de filosofia e filosofia do direito que o autor sintetiza na obra Filosofia do Direito. Com a metodologia qualitativa, de análise bibliográfica, a pesquisa aborda as reflexões sobre a relação complexa existente entre o pensamento filosófico e a materialidade social, e por sua vez, a filosofia do direito como ferramenta conceitual teórica capaz de denunciar a forma-jurídica como legitimadora da reprodução capitalista. A filosofia, tal como uma árvore, possui suas raízes fincadas na tradição histórica com distintos métodos e diversos ramos, entre os ramos, está a filosofia do direito. Destaca-se a tradição marxista como caminho mais alto para pensar o direito e as suas contradições estruturais advindas da transição do feudalismo para a modernidade burguesa. Mascaro apresenta através das categorias marxistas, o desenvolvimento da filosofia do direito crítica na contemporaneidade, que constrói novos horizontes revolucionários para promover, estruturalmente, a transformação social.

Biografia do Autor

Guilherme Baggio Costa, Curso de Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Campus de Francisco Beltrão.

Acadêmico de Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), membro dos Grupos de Pesquisas Corpo, Gênero e Diversidade, e do Observatório Leão XIII de Estudos em Direito do Trabalho e Seguridade Social da Unioeste/FB. Membro do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos e Cidadania da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Já foi monitor da disciplina Introdução à Filosofia e participou de vários projetos de extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Realiza pesquisas científicas e estudos na área de Filosofia do Direito, especialmente sobre as Filosofias do Direito Críticas

Downloads

Publicado

25-12-2021

Como Citar

BAGGIO COSTA, G. O CONCEITO DE FILOSOFIA DO DIREITO E A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL EM ALYSSON MASCARO. Alamedas, [S. l.], v. 9, n. 2, 2021. DOI: 10.48075/ra.v9i2.28141. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/28141. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios