A função educativa do poeta Aristófanes

Autores

  • Marcielle Casonatto Batista Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v10i2.30328

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a função educativa nas comédias de Aristófanes, por meio de um recorte metodológico que coloca em análise duas peças do comediógrafo, Os acarnenses (425 a.C.) e As nuvens (423 a.C.). Essas peças estão inscritas, cronologicamente, em momentos-chave da sua produção artística, pois se utilizam da parábase, estrutura típica da comédia antiga, para colocar em discussão assuntos que dizem respeito à cidade e aos cidadãos atenienses da época. Parto do pressuposto de que a comédia, como gênero dramático, tem lugar na tradição poética grega que via o poeta como uma autoridade com caráter formador e instrutor do povo. Para isso, apresento brevemente a tradição à qual se filia o comediógrafo e o contexto de produção de suas obras para, em seguida, mostrar, a partir de alguns excertos, de que forma Aristófanes se coloca diante do público como sábio educador.

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Publicado

14-03-2023

Como Citar

BATISTA, M. C. A função educativa do poeta Aristófanes. Alamedas, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 23–35, 2023. DOI: 10.48075/ra.v10i2.30328. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/30328. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios