O ensino de filosofia: uma visão kantiana

Autores

  • Amanda Victória Milke Ferraz de Carvalho Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v11i2.30817

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar a visão do filósofo Kant sobre o ensino de filosofia. A problemática dessa pesquisa é: Quais são as exigências feitas aos professores em relação ao ensino de filosofia? Há alguma particularidade na filosofia, com a qual o professor de filosofia tem de estar atento? Analisaremos o ensino de filosofia, o que seria ensinar a filosofar e o que seria lecionar sobre a história da filosofia. A metodologia é bibliográfica-exploratória, com análise de obras envoltas nesse tema, e reflexão a partir dessas perante o contraste com a realidade do ensino de filosofia, tanto no ensino básico como no ensino superior. Nesse trabalho, em primeiro momento, se analisará a diferença entre a filosofia e o filosofar e como isso pode ser transmitido em sala de aula, a partir de Immanuel Kant, nas seguintes obras: i) Crítica da Razão Pura; ii) Lógica; iii) sobre a organização das suas preleções no semestre do inverno de 1765-1766. Com esse ensaio, objetivamos obter um panorama mais amplo sobre o ensino de filosofia para gerar reflexão e que surjam alternativas e ideias para essa luta diária que é lecionar utilizando de Kant para tal tarefa.

Palavras-chaves: Ensino de filosofia; Kant; Filosofar.

Biografia do Autor

Amanda Victória Milke Ferraz de Carvalho, Unioeste

Graduanda em Licenciatura no curso de Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Bolsista junto ao Programa de Educação Tutorial (PET) e voluntária no Programa Residência Pedagógica (PRP).

Downloads

Publicado

23-12-2023

Como Citar

MILKE FERRAZ DE CARVALHO, A. V. O ensino de filosofia: uma visão kantiana. Alamedas, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 40–50, 2023. DOI: 10.48075/ra.v11i2.30817. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/30817. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios