Breves observações sobre o empirismo construtivo de Van Fraassen
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v12i1.32147Palavras-chave:
Realismo Científico, Antirrealismo Científico, Empirismo ConstrutivoResumo
Na concepção do empirismo construtivo estão presentes temas característicos da tradição empirista, tais como a proposta de uma fuga da metafísica, a determinação do objetivo da ciência e das teorias científicas, bem como a fundamentação de critérios válidos para a distinção entre ciência e metafísica. A tradição empirista é revisada na visão de Bas van Fraassen em umaretomada das questões a partir de uma visão crítica que vise a reabilitar a visão antirrealista. Traremos brevemente aqui de uma descrição dos pontos fundamentais da filosofia de van Fraassen, fazendo, ao final, com pretensões bastante modestas, um questionamento sobre os seguintes pontos: a posição voluntarista de van Fraassen, a distinção observável/inobservável, a coerência do conceito de adequação empírica e sobre compromissos metafísicos do empirismo construtivo.
Palavras-Chave: Realismo Científico – Antirrealismo Científico – Empirismo Construtivo
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alamedas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.