Ensino de filosofia na academia brasileira

entre a formação e a deformação

Autores

  • Danilo Rodrigues Pimenta Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v11i3.32593

Resumo

Para Martial Guéroult (1968), a pesquisa filosófica é indissociável de sua história. No entanto, ele ressalta que a historiografia não é um fim, mas um meio para estimular a reflexão pessoal. Nessa direção, pretendo analisar como sua proposta foi deturpada pelos professores do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo e como a partir da ênfase unilateral outorgada à história da filosofia, é possível verificar que o método estruturalista passou a ser um fim, o que resultou na inadequação entre o ensino de filosofia e o ato de filosofar, afastando o aspirante de filósofo da criação filosófica.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

PIMENTA, D. R. Ensino de filosofia na academia brasileira: entre a formação e a deformação. Alamedas, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 26–46, 2023. DOI: 10.48075/ra.v11i3.32593. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/32593. Acesso em: 2 maio. 2024.