Novas perspectivas

transexualidade e educação em busca de uma sociedade menos opressora

Autores

  • Eduardo Adam Siqueira Unioeste
  • Nelsi Kistemacher Welter Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v12i3.33146

Palavras-chave:

Transgeneridade, Educação, Igualdade

Resumo

A presente pesquisa utiliza o livro III da obra Emílio ou Da Educação, de Jean-Jacques Rousseau, com o objetivo de mostrar como as concepções de Rousseau ainda influenciam no sentido de propor diferenças de educação baseadas no gênero. Em seguida, utiliza-se Pedagogia das Travestilidades, de Maria Clara Araújo dos Passos, para 1º) contextualizar a situação das pessoas transgênero no Brasil; 2º) evidenciar as dificuldades enfrentadas por elas, como a evasão escolar precoce; 3º) destacar a importância da ocupação dessas pessoas em diferentes áreas da sociedade. O intuito é estabelecer conexões entre as concepções rousseaunianas e as questões contemporâneas de identidade de gênero e igualdade de direitos, promovendo um debate abrangente e esclarecedor sobre esses temas, ressaltando a importância de uma educação inclusiva na busca por uma sociedade mais justa e equitativa.

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Publicado

13-08-2024

Como Citar

SIQUEIRA, E. A.; WELTER, N. K. Novas perspectivas: transexualidade e educação em busca de uma sociedade menos opressora. Alamedas, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 132–141, 2024. DOI: 10.48075/ra.v12i3.33146. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/33146. Acesso em: 30 mar. 2025.