Novas perspectivas
transexualidade e educação em busca de uma sociedade menos opressora
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v12i3.33146Palavras-chave:
Transgeneridade, Educação, IgualdadeResumo
A presente pesquisa utiliza o livro III da obra Emílio ou Da Educação, de Jean-Jacques Rousseau, com o objetivo de mostrar como as concepções de Rousseau ainda influenciam no sentido de propor diferenças de educação baseadas no gênero. Em seguida, utiliza-se Pedagogia das Travestilidades, de Maria Clara Araújo dos Passos, para 1º) contextualizar a situação das pessoas transgênero no Brasil; 2º) evidenciar as dificuldades enfrentadas por elas, como a evasão escolar precoce; 3º) destacar a importância da ocupação dessas pessoas em diferentes áreas da sociedade. O intuito é estabelecer conexões entre as concepções rousseaunianas e as questões contemporâneas de identidade de gênero e igualdade de direitos, promovendo um debate abrangente e esclarecedor sobre esses temas, ressaltando a importância de uma educação inclusiva na busca por uma sociedade mais justa e equitativa.
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